Você Está Lendo...

0

Os 7 dias de escuridão

Rod sexta-feira, 14 de outubro de 2011 , , ,






Vivenciamos nas últimas duas semanas um período negro para o mundo. Duas personalidades de extrema importância para o mundo da tecnologia se foram, e agora descansam no sono eterno. Muito se falou da morte de Steve Jobs no dia 05 de outubro, um pouco menos se falou da morte de Dennis Ritchie, no dia 12 de outubro. Duas personalidades que mudaram o mundo que vivemos hoje, sem os quais não tem como saber como seria o mundo nos dias atuais.

Vamos começar por Steve Jobs. Co-fundador da Apple, Steve Jobs é responsável por criar o computador pessoal, começando a vender máquinas fechadas até então vendidas separadas. É o responsável pela idealização da interface gráfica que temos hoje em nossos computadores. E ainda, pela utilização do Mouse.
Após ter sido demitido da Apple, Jobs criou a empresa Next, que também desenvolvia computadores, empresa que garantiria o retorno de Jobs para a empresa da maçã. Jobs, ainda nesse período fora da Apple, criou a Pixar, responsável pelo primeiro longa totalmente animado: Toy Story. E quando se pensava que o mundo da música estava na pior, e nos maravilhávamos com celulares slide e com java, Jobs nos presenteou com o tão utilizado iPod, e com o tão desejado iPhone. Polêmicas à parte, sem Jobs poderíamos nem mesmo estar utilizando computadores hoje.
7 dias depois, falecia Dennis Ritchie. Menos conhecido que Jobs, teve tanta importância, ou mais, que Steve Jobs. Ritchie é o criador da Linguagem de programação C. Linguagem que moldou o mundo da tecnologia. C é a linguagem utilizada no Unix, C é a linguagem em que o Linux foi escrito, C é uma das linguagens utilizadas no Windows e a base de todo MAC OS X. PHP é uma linguagem baseada em C. Sem a linguagem C, não teríamos o Unix, não teríamos o Projeto GNU, que reescreveu o Unix, e como consequência, não teríamos softwares livres. Não teríamos servidores Linux, não teríamos servidores Windows, e não teríamos internet dinâmica, muito menos o GeekPod existiria. Ouso dizer ainda que Dennis Ritchie foi ainda mais importante para o nosso mundo que Steve Jobs.
Essas duas grandiosas pessoas, que deixam um legado, e um incógnita: O que será daqui para frente do mundo da tecnologia?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright 2011 GeekPod
Layout por: Vince.