Você Está Lendo...

0

Harry Potter e as Relíquias da Influência

Estelinha quarta-feira, 13 de julho de 2011








Daqui dois dias estréia uma das franquias mais amadas, mais odiadas, mais rentáveis, mais influentes e mais legais (na minha humilde opinião) dos últimos anos.

O primeiro Harry Potter foi lançado há, acredite, 13 anos. Os fãs até comemoraram a data de lançamento do primeiro livro (Harry Potter e a Pedra Filosofal, caso você não lembre/saiba) no dia 30 de junho desse ano.

O primeiro filme foi lançado em 2001, quatro anos após o livro e garantiu a maior bilheteria de um dia, passando Star Wars Episode I, e de final de semana, deixando Jurassic Park comendo poeira.

Apesar de conhecer muita gente que não gosta de Harry Potter, considero que a série tenha tido um impacto positivo culturalmente falando. O interesse pela leitura entre os jovens aumentou, se nada mais foi impactado pela história do garoto que descobre ser um bruxo.

Além disso, no mínimo, o sucesso de J.K. impulsionou a escrita e publicação de vários guias não autorizados, análises, receitas, um livro de receitas (?) de tricô (!) e até um livro comparando Harry Potter a Jesus Cristo.

Sou fã da série, embora não tenha lido até agora os 3 primeiros livros, e agora vocês me lançam um Avada Kedavra (Kevadra, Kedavra....Vocês também confudem?) e estou esperando ansiosa pelo último filme.

Como amante de cinema e chata de plantão, gosto de ver como os diretores fazem pra colocar algo como Harry Potter e outras séries mágicas na tela, o que costuma ser muito complicado e as vezes traiçoeiro.

Aliás, pode ser coincidência, mas houve um grande aumento nos filmes de fantasia nos anos subsequentes a Harry Potter, ou eu assisti muito poucos filmes de fantasia na sessão da tarde.

Melhor dizendo, houve mais atenção a esse gênero com o lançamento de duas obras grandiosas como Harry Potter e a Pedra Filosofal e O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel.

As Crônicas de Nárnia por exemplo, foram escritas entre 1950 e 1956, e foram adaptadas para a TV três vezes entre 67 e 90, mas o primeiro livro só ganhou sua adaptação cinematográfica em 2005 (ano em que já era lançado o quarto filme da série Harry Potter).

Outras séries menores também ganharam adaptações e roteiros originais foram filmados entre os lançamentos dos Harry Potters. De cabeça dá pra citar o maravilhoso Labirinto do Fauno, as Crônicas de Spiderwick, Desventuras em Série, entre outros.

Uma vez ouvi um comentário sobre o gênero vampiresco: "Ele é imortal, como o vampiro, mas nunca desaparece e em alguns momentos surge uma onda de obras nessa linha". (Vide Crepúsculo, Vampire Diaries, True Blood, Let the Right One In, Let Me In, Daybreakers, Lesbian Vampire Killers e isso ainda continua, pois Tim Burton está trabalhando em Dark Shadows que virá em 2012).

Acredito que o mesmo possa se aplicar ao gênero de fantasia, que as vezes parece estar usando uma capa da invisibilidade com a quantidade mínima de produções significativas. Mas tem seus momentos de glória e atenção com franquias como Harry Potter, Senhor dos Anéis e outras mais.

Então, bom filme para os fãs, para quem não é fã, boa sorte filtrando todo o bla bla bla de Harry Potter nos próximos dias. E "Draco dormiens nunquam titillandus".

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright 2011 GeekPod
Layout por: Vince.